Alvorada CadavéricaCAPÍTULO 24 - 24 - Homem da Morte
Capítulo 24Capítulo 24 - Homem da Morte
Alvorada Cadavérica
Ao alcançar a porta, Derek se virou na direção por onde Amanda havia fugido. Sentia algo estranho, difícil de nomear — uma espécie de orgulho silencioso. Se ainda estivesse vivo, talvez estivesse chorando de felicidade.
Lembrou-se das incontáveis vezes em que tentou salvar alguém e falhou. Mas, dessa vez, não. Dessa vez, alguém escapou. E isso bastava.
Ergueu a cabeça com firmeza. Seu nariz, agora restaurado, se elevou no gesto involuntário de alguém que inspira o mundo ao redor.
E suspirou — seu pulmão também havia voltado.
E foi aí que tudo desabou.
Em um instante, caiu de joelhos. Os olhos se tornaram completamente brancos. O fedor da podridão invadiu suas narinas com brutalidade, uma avalanche invisível que quase o fez desmaiar.
Era como se o cheiro trouxesse à tona lembranças esquecidas — sensações amargas, ardentes, multiplicadas muitas vezes. Por um breve momento, Derek se arrependeu de ter recuperado o olfato. Não esperava que seria assim.
Atordoado, jogou-se no chão, pressionando as narinas com força, numa tentativa desesperada de bloquear o odor insuportável.
Quando os últimos raios de sol tocaram as paredes do hospital, ele já estava de pé novamente. Precisava continuar. A jornada não havia terminado.
Tapando o nariz, ele seguiu andando.
Mas e enquanto a Amanda?
Horas antes, assim que saiu da sala, Amanda correu instintivamente, impulsionada por puro terror. Não sabia se dos mortos-vivos que rondavam os corredores, ou da loucura que ameaçava engoli-la por completo.
Enquanto avançava pela escuridão, tropeçando nos escombros, uma enxurrada de pensamentos a esmagava por dentro. O rosto de sua mãe surgia com o sorriso cansado e os olhos ternos.
E, como fantasmas arrastando correntes, vinham também os rostos de todos que ela perdeu ali dentro. Lágrimas escorriam de seus olhos. A garganta queimava. O estômago roncava, seco e vazio. Ela não comia há dias, e a sede já fazia sua cabeça girar.
Mesmo assim, seguia correndo. Mas o pensamento que mais a assombrava era o do morto-vivo que a ajudou.
Ele não era como os outros. Havia algo nos olhos que parecia lúcido.
“Ele entendeu o que eu disse”, pensava, enquanto corria. “Ele não me atacou. Ele… me deixou fugir.”
Isso a deixava ainda mais confusa. E assustada.
Após um tempo, encontrou claridade no segundo andar. Havia uma janela destrancada, abriu com esforço e tentou descer pela lateral do prédio. Os braços, fracos de fome, mal sustentavam o próprio peso. No meio da descida, escorregou. O corpo caiu como um saco vazio.
Na breve queda, abraçou a mochila com força, protegendo os remédios como se fosse um casulo.
A queda foi amortecida por um arbusto, mas a dor veio forte. O osso da perna se deslocou com um estalo seco, e Amanda tentou gritar, mas não saiu som — não tinha forças para gritar. Chorou, mas não havia lágrimas. O corpo já não tinha mais nada a oferecer.
Ainda assim, arrastou-se. Tentou andar. Mancou. E continuou, com os pensamentos embaralhados entre dor, medo e lembranças de tudo que havia perdido e do que ainda tinha.
A cada passo, o mundo girava mais.
Até que desabou.
No chão frio, sem forças, Amanda caiu de lado, o rosto pressionado contra o asfalto. O corpo inteiro tremia. A dor na perna era pulsante, latejante, mas já começava a se misturar com um torpor estranho — como se a mente estivesse se desligando devagar, para poupá-la.
A visão estava embaçada. Tudo girava. As cores do mundo pareciam lavadas, como se ela estivesse olhando através de uma vidraça suja.
E então, entre borrões de luz e sombra, uma silhueta surgiu.
Passos se aproximaram. Lentos e cuidadosos.
Amanda tentou levantar o rosto, mas o corpo se recusava a obedecer. Apenas os olhos se moveram, pesados, e foi tudo o que conseguiu fazer.
O vulto se agachou diante dela.
Ela viu apenas os pés — botas escuras, firmes, sujas de terra e sangue seco. Um leve farfalhar de tecido, um joelho tocando o chão. Depois, sentiu uma mão tocar seu ombro com suavidade.
A mente de Amanda tentou perguntar “Quem?”, mas nenhuma palavra veio.
A escuridão a envolveu por completo. E, então, tudo desapareceu.
✥—————✥—————✥
Enquanto a noite engolia o céu e o hospital mergulhava em sombras espessas, Derek seguia resistindo. A escuridão avançava sem pressa, trazendo consigo o silêncio e o peso das horas.
Nos corredores inferiores, o cheiro era ainda pior. O odor podre dos cadáveres parecia ter se impregnado nas paredes, denso como mofo antigo. A cada passo, tornava-se mais insuportável.
Foi ali que Derek entendeu — não poderia mais tapar o nariz com as mãos. Não apenas era inútil — era perigoso.
Em sua jornada, poderia encontrar mortos-vivos especiais que o obrigariam a usar as duas mãos.
Sem alternativas, improvisou uma máscara com trapos sujos espalhados pelos corredores. Amarrou-os ao rosto com firmeza, tentando, como podia, se proteger daquele ar sufocante.
E assim seguiria — ao menos até se acostumar com o cheiro. Se é que isso era possível.
Só quando a aurora finalmente riscou o horizonte, atingindo os destroços com os primeiros raios dourados, é que encontrou a saída. Cambaleante, atravessou as portas quebradas.
Minutos depois, Derek caminhava lentamente pelas ruas rachadas. Embora não sentisse, ele já estava feliz de poder ver o sol novamente, após muito tempo preso no hospital.
Derek se sentiu aliviado por estar do lado de fora.
Enquanto caminhava, pensava no que poderia ter acontecido com a jovem que havia salvado. Não encontrou rastros dela nos corredores, apenas mortos-vivos inquietos.
As preocupações se diluíram por um instante, substituídas por um outro pensamento — se continuasse resgatando pessoas, acabaria virando um tipo de super-herói.
“Deathman”, pensou, com humor.
Já afastado do hospital, decidiu retirar os trapos do rosto. Se pretendia sobreviver naquele novo mundo, teria que se acostumar com o cheiro.
Assim que puxou a máscara improvisada, uma explosão de odores invadiu suas narinas de uma só vez.
A mão subiu ao rosto por instinto, mas ele se forçou a resistir. Precisava suportar. Tirou a mão devagar.
Deu mais alguns passos e então algo inesperado aconteceu.
O cheiro começou a mudar.
Uma brisa leve trouxe consigo algo doce. O ar parecia mais fresco. Havia ali o perfume sutil de árvores, o cheiro suave da terra úmida e flores.
Flores de verdade. Algumas brotavam entre as frestas da calçada, como se se recusassem a morrer.
Derek inspirou fundo.
Mas o fresco durou pouco.
Um odor podre o atingiu como um soco no estômago. Recuou, cobrindo o rosto com a mão enquanto lutava contra a ânsia.
À frente, um grupo de cinco mortos-vivos atravessava lentamente a rua. Suas formas disformes deixavam um rastro visível e fétido, como se o ar apodrecesse por onde passavam.
Por um instante, Derek pensou em desviar e encontrar outro caminho.
Mas não dava.
Mesmo se recuperando aos poucos, ainda estava fraco. Sozinho, podia ser morto com facilidade. Fugir não era mais uma opção viável.
Pegou os trapos e amarrou novamente no rosto. Apertando firmemente.
E seguiu em direção ao grupo.
Outros mortos-vivos isolados começaram a surgir pelos cantos saindo de becos — destroços e edifícios abandonados.
Aos poucos, se agruparam, formando uma horda.
Quanto mais mortos-vivos vinham, mais o cheiro se intensificava, passando através da máscara de trapos de Derek como se ela não existisse.
“Me arrependo seriamente de ter recuperado meu olfato.”
Comentários do capítulo 24
Converse sobre este capítulo. Marque spoilers para proteger outros leitores.