Memórias PerdidasCAPÍTULO 101 - 100 - A Heroína II
Capítulo 101Capítulo 100 - A Heroína II
Memórias Perdidas
Era mais um dia calmo na praça central da vila. O céu estava aberto, o sol quente e o vento soprando suavemente entre as casas de tijolos de cor creme e telhados de laje marrom. Brigitte estava em pé, em cima de um banco de pedra, de joelhos apoiados na beirada, gesticulando com tanta energia que parecia escrever palavras no ar.
— …e foi aí que o cavaleiro saltou sobre a ponte quebrada, com o monstro logo atrás! — contou ela, de olhos arregalados com tamanha empolgação. — E ele caiu num lago de vidro! Mas o lago… o lago na verdade era um espelho! E do espelho saiu outro cavaleiro, só que com olhos vermelhos! Igual ao Umbral!
Alix, Bastien, Céline e outras crianças menores ao redor se apertavam na sombra da grande árvore deAlzen, prestando atenção, com os olhos famintos por histórias. Até mesmo Étienne — que quase sempre inventava histórias melhores que qualquer um — estava quieto, ouvindo, enquanto comia uma maçã.
Brigitte adorava quando faziam isso. Quando paravam para ouvi-la. Isso a fazia se sentir importante. Viva. Principalmente quando as pessoas sorriam, aquilo era algo sem preço para ela.
A garota então se levantou no banco, com as botas sujas de terra e a capa improvisada balançando atrás.
— …mas então, quando o cavaleiro falso ia atacar, ele sentiu uma dor no peito! Porque o verdadeiro tinha algo que o falso jamais teria si próprio e precisava roubar do cavaleiro original…
— O quê? — perguntou Céline, inclinando-se para frente, com os olhos brilhando mesmo na sombra.
Brigitte sorriu.
— Um coração de verdade! — ela apontou para frente. — Que brilha como o nascer do sol!
As crianças vibraram. Alix chegou a bater palmas, e Brigitte respondeu com uma reverência exagerada, uma mão no peito e a outra esticada para o lado — tentando imitar Janric.
— Obrigada, obrigada, nobres senhores! A continuação é só amanhã.
Brigitte desceu do banco com um pulo desajeitado. A poeira subiu ao redor dos pés, e ela sentiu o coração mais leve. Estava suando por ter ficado no sol, mas nem ligava para isso.
— Ah, conta hoje, Brigitte, por favoooor… — disse Bastien, puxando o canto da capa improvisada.
— Nada disso! — respondeu ela, girando nos calcanhares. — Senão minha cabeça vai explodir de ideias e aAlmavai começar a pifar! É perigoso brincar demais com o destino.
Algumas crianças riram. Alix caiu no chão como se tivesse sido atingido por uma espada invisível. Céline fez cara de espanto exagerado ao ver o rosto do amigo encoberto no chão. Até Étienne soltou um “muito justo, senhorita cavaleira” com os olhos e o rosto. Brigitte olhou em volta, encheu os pulmões e, sem esperar muito disse:
— Vamos brincar de proteger o castelo! A grande árvore é a torre, as pedrinhas são flechas e os galhos, espadas! Quem for pego pela sombra do inimigo vira um guarda corrompido!
De um instante para o outro a praça ganhou movimento. As crianças começaram a se levantar. Alix limpou a calça de terra, Céline arrastava Bastien, e Louane — a pequena criança de tranças loiras e olhos curiosos — levantou em um pulo e pegou sua boneca de pano como se ela fosse uma relíquia mágica.
— Eu quero ser a princesa do campo! — disse Louane, radiante de emoção.
— E eu, o inimigo! — declarou Alix, erguendo um galho que pegou do chão como uma poderosa arma. — Trago a maldição das sete folhas secas! Mwahaha!
— Não tão rápido, invasor! — gritou Brigitte, como uma general. — As defesas estão prontas! Princesa Louane, fique atrás das muralhas!
Brigitte correu até atrás do banco de madeira e se ajoelhou, arrastando dois galhos longos, cruzando-os no chão como se fossem portões sagrados. Louane riu e se escondeu atrás da barreira improvisada, juntando-se ao grupo dos “heróis”.
— Vocês nunca vão me derrotar! — berrou Louane, sacudindo a boneca no ar.
— ATENÇÃO! — anunciou Brigitte, mão em formato de concha junto à boca. — Ouvi passos de um espião…
Foi quando uma voz firme cortou o ar da praça — distante, mas presente:
— Louane? Louane! Vamos embora, meu bem.
Todas as crianças viraram o rosto ao mesmo tempo. As que estavam ajoelhadas se levantaram em silêncio curioso. Pela trilha, vinha a mãe de Louane, com passos rápidos. Usava um vestido azul-acinzentado e um lenço branco amarrado no cabelo.
Parou a poucos passos do grupo, o olhar estava varrendo cada rosto até repousar, por fim, em Brigitte.
— Olá, crianças… — disse, com um tom suave demais para ser verdadeiro. — Estavam se divertindo?
— Mãe, posso ficar só mais um pouco? — pediu Louane, apertando a boneca contra o peito. — A gente ia brincar de proteger o castelo.
O sorriso da mulher surgiu, mas não se espalhou até os olhos; parecia a máscara de quem esconde um desconforto.
— Eu sei, querida. Mas o sol já está forte, e você não bebeu água desde hoje de manhã. Vamos? Mamãe fez torta de maçã…
Louane hesitou. Um pé estava voltado para a mãe, outro ainda preso à sombra da árvore. O olhar alternava entre obediência e vontade de ficar.
— Mas eu ainda nem brinquei… — murmurou.
A mãe inclinou levemente a cabeça, mantendo aquele meio sorriso, enquanto os olhos permaneciam atentos, rígidos.
— Podemos brincar outro dia. Não é mesmo, crianças?
Antes que qualquer resposta viesse, já estava ao lado da filha. A mão da mãe pousou no ombro da filha, e o toque, embora leve à vista, era firme como rocha.
— Vamos, meu anjo.
— Mas eu só queria ficar mais um pouquinho… — insistiu Louane, tentando olhar para trás.
— Eu disse vamos. — repetiu, agora sem margem para contestação, sem mais o sorriso no rosto.
Virou-se, guiando a menina pela mão que prendia seu punho. E foi nesse instante que Brigitte ouviu — ou talvez tenha apenas imaginado ouvir — um sussurro escapar da boca da mulher, baixo como um segredo que não poderia ouvir:
— …não quero você perto daquela menina. Ela mexe com magia… — o resto a menina não conseguiu ouvir.
Brigitte não falou nada. Não perguntou, não se defendeu. Apenas ficou ali, observando Louane ser arrastada, virando a cabeça a cada poucos passos, até desaparecer de vista na trilha de terra batida.
As outras crianças voltaram à brincadeira aos poucos, mas algo havia se quebrado no ar. A espada de galho pesava demais na mão de Brigitte. Depois de um momento, ela arrastou a ponta no chão, desenhando círculos sem forma.
Pela primeira vez em muito tempo, não disse palavra alguma. Apenas queria ficar sozinha.
Comentários do capítulo 101
Converse sobre este capítulo. Marque spoilers para proteger outros leitores.