Memórias PerdidasCAPÍTULO 83 - 82 - As Descobertas II
Capítulo 83Capítulo 82 - As Descobertas II
Memórias Perdidas
A neve estalava sob as botas de Niko e Evelyn enquanto atravessavam a lateral da casa principal da fazenda. Mesmo que fosse inverno, o céu estava limpo e brilhante, como se o sol quisesse exibir seus belos raios de luz para todos no dia. O vento soprava entre os galhos secos dos arbustos ao redor dos currais e a neve começava a derreter.
A fazenda contava com cinco funcionários fixos — todos contratados por Sigurd e encarregados de manter o lugar funcionando mesmo fora da época de cultivo. A maioria fazia pequenos reparos, cuidava dos animais ou mantinha as estruturas limpas e seguras até o próximo ciclo. Evelyn já havia conversado brevemente com dois deles no dia em que chegaram, mas hoje o objetivo era conseguir informações dos outros.
O primeiro funcionário estava junto ao moinho de feno, onde empilhava sacas pesadas dentro de um galpão de madeira estreito, cheio de caixas de madeira, ferramentas e sacos de pano. Era um homem baixinho mas forte, com bochechas vermelhas de frio e dedos grossos demais para as luvas de couro que usava.
Niko e Evelyn entraram dentro do galpão com a porta meio aberta, e se aproximaram do homem, que acabou de colocar um saco pesado de pano no chão, soltando um gemido.
— Uhff.
— Bom dia, senhor. — disse amigavelmente Evelyn. — Somos as pessoas contratadas por Sigurd para cuidar da investigação e da segurança da fazenda.
Ele se virou, inicialmente com os olhos arregalados.
— Ah, sim. Eu me lembro de vocês. Querem alguma ajuda?
— Sim, queremos que você responda algumas perguntas. Tudo bem?
— Mas é claro. — respondeu ele, acenando com a cabeça.
— O senhor estava aqui na noite em que o boi morreu? — perguntou Evelyn, direta.
— Tava sim. Eu e o Tomás revezamos o turno da noite. Naquele dia, era a minha vez. — respondeu o homem, esfregando as mãos para afastar o frio. — Mas eu só descobri o que aconteceu de manhã. Foi o filho do patrão quem encontrou o boi.
— O filho do Sigurd? — perguntou Evelyn.
— Isso mesmo, o Raul. O menino gosta de acordar cedo e ajudar a cuidar dos animais. Ele nem precisava fazer isso, o patrão nunca exigiu isso dele, mas o garoto é insistente. Chegou no celeiro antes de todo mundo.
— E como ele reagiu?
O homem ficou em silêncio por um segundo.
— Ficou pálido como a neve lá fora. Saiu correndo pra casa, sem dizer uma palavra. Ai, o patrão chamou a gente. Disse que o menino chegou em casa tremendo, com a camisa suja de sangue e sem conseguir falar coisa com coisa.
Evelyn e Niko se entreolharam. A resposta acrescentava um novo fator à equação.
— O Raul costuma acordar tão cedo assim todo dia?
— Quase sempre. Gosta de cuidar dos cavalos, dos galinheiros… diz que vai ser o novo dono da fazenda um dia, então precisa aprender tudo desde já. É um bom garoto. Tímido. Vive no mundo dele.
— Vocês conversaram com ele sobre o que viu?
— Ele mal quis falar disso depois. Só disse que o boi tava, bem, morto. Não falou mais nada. Nesses últimos dias nem vi ele chegar no celeiro. Isso deixou ele nervoso de verdade.
Niko ficou parado por um instante, encarando o chão do galpão como se esperasse que alguma resposta brotasse dali. O garoto era reservado, isso já sabiam. O fato de evitar o celeiro, ficar em silêncio depois do ocorrido era um claro sinal de trauma. Talvez Raul pudesse ter visto quem o que fez matou o boi — ou só não estava preparado para ver aquele tipo de brutalidade mesmo. Mas uma coisa era certa: Raul era o próximo passo da investigação.
— Obrigado pela ajuda. — disse Niko, já se virando para sair.
— Só um conselho… Se forem falar com ele, sejam gentis. Ele pode ser mais frágil do que parece.
Do lado de fora do galpão, o vento soprava mais gelado. Evelyn ajustou o cobertor no pescoço, aquela era uma maneira dela pensar melhor.
— Então foi Raul quem encontrou o cadáver. Isso muda um pouco o cenário…
— Sim, acho que deveríamos tentar falar com ele hoje, antes do fim do dia.
— Concordo. Mas com cuidado.
A dupla continuou a caminhar pela propriedade, prontos para conversar com o próximo funcionário.
O segundo funcionário estava próximo ao estábulo, recolhendo estrume congelado com uma pá. Era um homem alto e magro, tinha os cabelos pretos, com um gorro e um lenço vermelho em volta do pescoço. Seus olhos eram fundos e pareciam ter visto poucos cochilos na última semana.
— Você é o Tomás? — perguntou Evelyn, ao se aproximarem.
— Sou. — respondeu ele, jogando mais uma pá de sujeira para o carrinho de madeira ao lado. — Aconteceu alguma coisa?
— Só queremos fazer algumas perguntas. Você tava aqui na noite do ataque, certo?
Ele assentiu lentamente, apoiando o peso sobre a pá.
— Era o turno do Alfredo naquela noite, mas eu tava acordado. Dormi mal… acabei saindo do quarto e dando uma volta. Fui até o poço, depois sentei perto da estufa um tempo. Vi até o Raul sair de casa bem cedo, umas sete da manhã, como ele sempre faz, depois, voltei a dormir.
— Você viu ou ouviu alguma coisa estranha no dia? — perguntou Niko.
Tomás hesitou. Encarou a pá por um momento, depois respondeu:
— Na hora eu não dei muita atenção… Tava frio e eu tava meio sonolento. Mas… ouvi uns mugidos vindo do celeiro. Fortes. Achei que fosse só algum dos bois incomodando os outros, às vezes acontece. Eles se estressam com o frio ou com algum rato passando. Nem fui checar… Agora me sinto um idiota por isso.
— Só mugidos? Nada de mais?
— Eu ouvi umas batidas também. Barulho de madeira tremendo, como se os bichos tivessem tentando empurrar o portão.
— Viu o Raul voltar pra casa?
— Não, eu já tava dormindo. Acordei quase que de tarde, quando o chefe reuniu todo mundo e contou o que aconteceu. Só então fomos ver o boi. Horrível… Nunca vi nada igual.
Ele fez uma cara de nojo, como se a lembrança tivesse um gosto ruim.
— Foi o pior dia que já tive aqui.
— Entendido. — disse amistosamente Evelyn, tentando tirar o peso da situação. — Obrigada por responder as perguntas.
A dupla agradeceu o homem e seguiu caminho, rumo ao próximo funcionário. Enquanto andavam pela fazenda, Evelyn se espreguiçou, puxando assunto em seguida:
— Isso tá começando a me incomodar. Ninguém viu ou ouviu nada antes da cena do crime… Como?
— Realmente, é frustrante.
Niko parou por um instante, encarando os currais vazios, cobertos de neve. Uma ideia surgiu em sua mente. Uma ideia absurda, mas que era impossível de ignorar.
— Você acha que seria possível… alguém ter aparecido lá do nada?
Evelyn parou também. Ergueu uma sobrancelha, em silêncio.
— Tipo você?
— Tipo alguém como eu. Que tenha também umPortal. Entrando, matando e saindo sem deixar marcas. Eu conseguiria fazer isso.
— Isso é mesmo possível?
Niko pensou por um momento antes de responder. Era improvável, como Evelyn disse, não existia uma família com as habilidades de Niko, eleeraum independente… será mesmo que era?
— Eu honestamente não sei…
Essa hipótese despertava mais do que preocupação — despertava esperança… e medo. Se fosse verdade, poderia ver alguém da sua linhagem. Alguém que compartilhasse suaAlma. Uma parte dele queria estar errado — não gostaria que alguém da sua família fizesse ou tivesse sido cúmplice desse crime. A outra queria saber se de fato era.
Comentários do capítulo 83
Converse sobre este capítulo. Marque spoilers para proteger outros leitores.