Ascendance of a BookwormCAPÍTULO 426 - 425
Capítulo 426Ascendance of a Bookworm – Capítulo 425
A Competição de Tingimento
Já que os Nós das Estrelas de Lamprecht e Freuden ocorreram no final do verão, as cerimônias de maioridade de verão e de batismo de outono vieram logo em seguida. Rozemyne desempenhou seu papel nessas cerimônias antes de ir para o castelo para acompanhar a competição de tingimento. Ela permaneceria lá por um breve período até o Festival da Colheita.
— Só mais um pouco, Senhora Rozemyne — disse Lieserator assim que chegaram. Ela estava espalhando tecidos coloridos adornados com intrincados círculos mágicos e decorações projetadas para escondê-los, exibindo um sorriso extremamente alegre. O bordado para as roupas de Schwartz e Weiss estava quase concluído graças a ela, Charlotte e as outras ajudantes.
— Eles estão maravilhosos, Lieserator! — exclamou Rozemyne.
— Ainda há um pouco mais a ser feito. Deixe-me ajudar também — disse Angélica, seus olhos azuis brilhando atentamente enquanto pegava uma agulha. Ela estava determinada a aprender os círculos mágicos. Judithe rapidamente pegou um rolo de fio, não querendo ficar de fora.
Rozemyne observou a cena com admiração.
— Nossa, todo mundo tem tanta habilidade feminina.
Sentindo-se superada por tamanha feminilidade, decidiu focar em outra tarefa.
— Damuel, Cornelius, confio-lhes o dever de guarda. Hartmut, Philine, temos transcrições para fazer. Não temos muito tempo, então precisamos nos apressar — instruiu. Seu objetivo era concluir a transcrição do livro de Dunkelfelger e traduzi-lo para o vernáculo moderno antes de retornar à Academia Real.
Rozemyne deixou os preparativos para a festa do chá aos cuidados de Brinhilda, Elvira e Florência, concentrando-se completamente em sua tradução. Logo chegou o dia da competição de tingimento.
A festa do chá estava programada para a tarde, mas a Companhia Gilberta deveria começar a trazer os tecidos ao terceiro sino. Um mensageiro anunciou sua chegada, e Rozemyne dirigiu-se ao local do evento para recebê-los. Foi a primeira a chegar, mas Florência e Elvira chegaram logo em seguida. Otto fez uma pausa nas instruções aos seus trabalhadores ao vê-las e se aproximou. Após longas saudações formais, Elvira olhou ao redor da sala com curiosidade.
— Otto, o que são essas molduras de madeira? — perguntou ela, apontando para os objetos que a equipe da Companhia Gilberta estava montando ao longo das paredes.
Rozemyne reconheceu imediatamente as molduras como suportes usados para expor tecidos. Tinham cerca de dois metros de altura e lembravam um tori, o portão construído na entrada de santuários xintoístas. Mais precisamente, eram semelhantes aos suportes usados para exibir quimonos no Japão. Florência e Elvira estavam acostumadas a ver comerciantes espalharem os tecidos diretamente para elas, em vez de pendurá-los para todos verem. Por isso, não entenderam imediatamente a funcionalidade das estruturas. Elvira observava os trabalhadores com uma leve expressão de desconfiança.
Otto respondeu com um sorriso levemente nervoso:
— Embora esta seja a estreia do novo método de tingimento, também é uma festa do chá. Pensamos que este arranjo permitiria que os convidados vissem os tecidos à distância — explicou ele.
Normalmente, quando os nobres escolhiam tecidos, várias opções eram alinhadas diante deles. Eles tocavam em cada peça e selecionavam seus favoritos, que os comerciantes então desenrolavam para melhor visualização. No entanto, devido à natureza desse evento, não havia mão de obra, tecidos ou tempo suficiente para atender individualmente cada nobre presente. Otto aparentemente havia se esforçado bastante para resolver essa situação.
— A artesã que fez o enfeite de cabelos de Senhorita Rozemyne sugeriu aquele modelo — disse ele. — Ela acreditou que o pano colorido se destacaria bem contra as paredes brancas e puras do castelo. Usando esses cabides, seria mais fácil decidir as preferências de alguém.
— Este evento não está sendo realizado apenas para ver novos panos — acrescentou, fazendo o possível para apoiar Otto e evitar quaisquer desentendimentos. — Também pretendemos exibir um novo método de tingimento e decidir a quem recompensar com nosso negócio exclusivo. Por essa razão, todo o pano deve ser mostrado igualmente, independentemente das preferências individuais. Sem dúvida, seria difícil demais para a Companhia Gilberta receber todos os nossos convidados de uma vez por conta própria, mas, exibindo tudo de uma vez, todos poderiam identificar seus favoritos com facilidade. Não deveria haver problemas, desde que os passos adequados fossem tomados quando decidíssemos sobre nossas oficinas e escolhêssemos nosso pano.
A expressão de Elvira amoleceu um pouco.
— É verdade que não temos tempo para que cada pedaço de pano seja diretamente apresentado a cada pessoa.
O pano exibido seria usado para roupas de inverno, de modo que cada peça apresentava a cor divina do inverno. No entanto, em vez de haver apenas vermelho, a parede estava decorada com uma variedade de cores, do rosa ao laranja. Algumas peças até incorporavam gradientes, misturando perfeitamente várias cores desse espectro entre si. A maior parte do pano era decorada com padrões florais, talvez porque isso tinha sido feito por sugestão de Rozemyne.
Brinhilda, como esperado, não perdeu tempo em expressar seus pensamentos para a Companhia Gilberta.
— Você aí. Coloque esses quadros mais distantes — disse ela. — O desenho do pano não está visível.
— Como quiser.
— Este pano deve ser posicionado de forma que esta flor seja mais fácil de ver.
— Claro, minha senhora.
Ela continuou a dar instruções precisas sobre como cada peça precisava ser exibida. Os funcionários, que precisavam atender às suas demandas meticulosas, esforçavam-se para acompanhá-la, mas não havia como negar: Brinhilda tinha olhos impressionantemente afiados. As pequenas alterações que ela solicitava realmente faziam o pano parecer melhor à mostra.
— Senhorita Rozemyne… — Otto sussurrou calmamente. Ele esperava que ela interviesse, já que os empregados devastados estavam lançando olhares desesperados para ele, mas Rozemyne não pretendia parar Brinhilda. Não a via tão animada há muito tempo.
— Acredito que a festa do chá será muito mais tranquila se confiarmos no bom gosto de Brinhilda para essas coisas — respondeu ela. — Você pode usar essa oportunidade para aprender a estética de um nobre superior.
Logo, os assistentes do castelo estavam correndo, ocupados preparando as coisas para a festa do chá. As mesas foram arrumadas, e Florencia foi supervisionar os preparativos para os doces e afins. Enquanto isso, Elvira observava a equipe da Companhia Gilberta enquanto colocavam o pano à mostra. De repente, ela olhou para cima e chamou Otto, como se tivesse notado algo.
— Ocorre-me que, embora o pano seja todo visível, não podemos dizer qual peça foi feita por quem. Haverá crachás? — perguntou ela.
Otto balançou a cabeça.
— Para manter a equidade, anexamos números ao pano que só nós, da Companhia Gilberta, podemos decodificar. Se uma determinada peça ganhar seu favor o suficiente para você querer dar a essa oficina o seu negócio exclusivo, por favor, diga seu número. Nós informaremos o nome da oficina e os artesãos que a fizeram.
— Então, só precisamos confiar em nossos olhos. Isso soa adequado para um novo método como este — disse Elvira com um aceno, mas Rozemyne não ficou satisfeita nem um pouco.
Era possível que aquele anonimato a impedisse de escolher sua mãe para receber seu negócio exclusivo. Otto havia dito que era para “manter a justiça”, mas era claramente para evitar seu nepotismo em particular. Ela apertou os lábios.
Qual é, qual é o problema com um pouco de nepotismo? Não seja malvado, Otto!, pensou Rozemyne.
Sem outra escolha, decidiu encontrar o pano da mãe sozinha.
E eu vou conseguir! O poder do meu amor vai me fazer superar isso!
Depois do almoço, verificaram os preparativos e, em seguida, esperaram pelo quinto sino, quando o evento deveria começar. Richarda repreendeu Rozemyne por ter feito um almoço leve para poder se empanturrar de doces na festa do chá, mas Ella havia começado a se concentrar em tortas e bolos recentemente, e Rozemyne precisava de todo o espaço que pudesse ter.
— Senhorita Rozemyne, se não se importa, há alguém a quem desejo reintroduzi-la — disse Elvira. Ela havia voltado para casa para almoçar e agora trazia Aurelia consigo.
Assim como Elvira temia, Aurelia estava escondendo o rosto atrás de um véu espesso decorado com bordados elaborados. De fato, à primeira vista, Aurelia parecia estar rejeitando a cultura de Ehrenfest e expressando sua lealdade às tradições de Ahrensbach.
— Esta é Aurelia, esposa de Lamprecht — disse Elvira. — Entendo que ainda é um pouco cedo para os convidados, mas, como ela não se sentiria confortável entrando sozinha no castelo, decidi trazê-la comigo. Aurelia, esta é Senhorita Rozemyne. Ela é minha filha e irmã mais nova de Lamprecht, mas foi adotada pelo arquiduque. Imagino que a conheça da Cerimônia do Nó das Estrelas, onde ela atuou como arcebispa.
— Sim — respondeu Aurelia. — Fiquei muito feliz quando ela nos abençoou.
Rozemyne passou a trocar saudações com Aurelia, mas, como o rosto dela ainda estava coberto, não parecia que estavam realmente se conhecendo.
— Haverá muitos outros nobres reunidos hoje, então não seria sábio remover seu véu…? — perguntou Rozemyne.
— Vê, Aurelia? Senhorita Rozemyne também pensa assim — disse Elvira.
— Sinto muito, mãe. Já te disse, eu simplesmente… Eu simplesmente não posso… — respondeu Aurelia, apertando firmemente seu véu, determinada a mantê-lo no lugar. Era evidente que Elvira já havia insistido para que ela o removesse inúmeras vezes, ciente de que não poder ver o rosto de alguém inevitavelmente os fazia parecer mais hostis e estrangeiros. Contudo, as mãos trêmulas de Aurelia deixavam claro que ela estava aterrorizada, mesmo escondida sob o véu.
— Aurelia, estou preocupada com você — disse Rozemyne. — O ato de usar teimosamente um véu de Ahrensbach faz parecer que você está se recusando a abraçar Ehrenfest.
— Essa não é a minha intenção… — murmurou Aurelia, mas seu aperto não parecia enfraquecer nem um pouco. Rozemyne não fazia ideia de quantas pessoas haviam julgado Aurelia mal com base em suas características faciais antes, mas, evidentemente, fora o suficiente para traumatizá-la.
— Se insiste em usar um véu, talvez pudesse usar um feito com pano de Ehrenfest — propôs Rozemyne. — Isso demonstraria, ao menos, que você considera nosso ducado como sua nova casa.
Aurelia se contorceu com a sugestão. Elvira balançou a cabeça cautelosamente, mas admitiu que aquilo ajudaria a causar uma impressão marginalmente melhor.
— Hoje, vamos observar o pano tingido com técnicas antigas e novas, algumas das quais sugeri pessoalmente — disse Rozemyne. — Aurelia, talvez você possa selecionar o seu favorito e usá-lo para fazer um novo véu. Isso, por si só, causaria uma impressão muito mais favorável.
— Eu agradeço por essa ideia maravilhosa, Senhorita Rozemyne. Eu realmente gostaria de fazer um novo véu com pano de Ehrenfest — respondeu Aurelia, com alívio palpável em sua voz.
Uma vez que isso foi decidido, Elvira começou a caminhar rapidamente pela sala, realizando verificações finais com Florencia, que também havia retornado do almoço. Brinhilda estava examinando de perto cada pedaço de pano com olhos atentos, certificando-se de que eles fossem exibidos da maneira mais eficaz. Enquanto isso, Rozemyne estava tentando descobrir qual dos tecidos era o da mãe. Havia alguns pedaços que variavam de laranja para roxo, outros que iam do vermelho-escuro ao claro, alguns com tingimento desigual e outros com padrões repetidos.
Agora, qual será o da mamãe…?
Entre as várias peças expostas, algumas usavam cores brilhantes para as pétalas de flores, enquanto outras utilizavam verde para as folhas. Esses tecidos se destacavam mais, já que poucas pessoas haviam experimentado algo além da cor divina do inverno.
Espere… Aurelia está me seguindo? Erm… Será que ela se imprimiu em mim ou algo assim…?
Por alguma razão, Aurelia estava andando ao lado de Rozemyne, como um patinho seguindo sua mãe. Florencia e Elvira estavam ocupadas, então talvez fosse seu papel, como anfitriã, entreter a convidada.
O que dizer, sobre o que falar… Hum… Er…
— Aurelia, você consegue enxergar enquanto usa esse véu?
— Hum…
— Usei um véu de ocultação facial no passado, mas só conseguia ver meus pés e não os rostos daqueles com quem me encontrava.
Rozemyne lembrou-se de quando usou um véu durante a Oração da Primavera, enquanto atuava como donzela azul do santuário. Embora o véu tivesse sido eficaz para esconder seu rosto, ela também não conseguia ver os rostos das pessoas ao seu redor. Isso certamente dificultava a socialização de Aurelia.
— Este véu está inscrito com um círculo mágico, então… — Aurelia respondeu, afastando-se com um tom de desculpas. Parecia que ela podia ver seu ambiente perfeitamente bem.
— Então você consegue ver as pessoas ao seu redor, mesmo com o rosto coberto?
— Sim, isso mesmo.
— O bordado parece bastante complexo. Você é hábil em bordados, Aurelia?
— Eu sou apenas mediana.
Em outras palavras, excelente…? Tenho certeza de que Lieserator se descreveu da mesma maneira.
— Você é hábil em tudo, não é, Senhorita Rozemyne? Lamprecht sempre se gaba de ser seu irmão mais velho. Ele me disse que você é tão compassiva quanto uma santa — comentou Aurelia.
Aparentemente, Lamprecht havia mencionado, em algum momento, que estava onde estava graças a Rozemyne.
— Lamprecht disse que você não me desprezaria quando nos conhecêssemos, pois mostra compaixão até para órfãos e pessoas de outras facções. Mas eu não conseguia acreditar nisso — continuou Aurelia. — Ainda assim, no dia da Cerimônia do Nó das Estrelas, você me agraciou com palavras gentis. Fiquei realmente feliz. Mesmo hoje, ao invés de me forçar a remover meu véu, você graciosamente sugeriu que eu o substituísse por um novo. Eu mal posso expressar o quanto sou grata.
Rozemyne não sabia disso, pois raramente tinha motivos para se encontrar com Lamprecht e, portanto, mal falava com ele. No entanto, parecia que ele era profundamente grato a ela. Aurelia a seguia tão de perto porque valorizava muito as palavras de Lamprecht. Rozemyne quis elogiar o irmão, aumentando ainda mais a boa impressão de Aurelia sobre ele, mas nada realmente lhe veio à mente. Assim, decidiu continuar fortalecendo o próprio vínculo com Aurelia.
— Nesse caso, como sua nova irmãzinha, eu vou lhe dar um pedaço de pano eu mesma. Considere isso um presente em comemoração ao seu casamento. Você prefere algo fofo ou bonito?
— Dada a minha altura, eu não acredito que algo fofo me complementaria muito bem… — respondeu Aurelia. Ela balançou a cabeça com um leve desdém, mas eu podia perceber pelo tom de voz que ela gostava de coisas bonitas, mesmo que achasse que não combinavam com ela.
— Como será apenas uma cobertura facial, não há necessidade de você se preocupar com sua altura — expliquei. — O máximo que você precisa considerar é a cor, para garantir que combine com as roupas que normalmente usa.
O rosto de Aurelia se contraiu nervosamente sob o véu. Era como se seu coração falasse através de seus gestos, o que tornou tudo ainda mais divertido de observar. Virei-me para Brinhilda, que estava me acompanhando. Ela poderia oferecer conselhos melhores do que qualquer outra pessoa ali.
— Brinhilda, qual modelo você acha que combina melhor com um véu semelhante ao que Aurelia está usando atualmente?
— Posso sugerir este aqui, feito com tingimento e resistência ao tingimento? — Brinhilda respondeu. — Se prefere algo mais chamativo, esta opção é muito boa. Porém, se a intenção for bordar um círculo mágico, recomendo um pano com desenhos nas bordas, mas sem nada no centro, pois é mais fácil de trabalhar.
Aurelia começou a examinar os pedaços de pano em exposição. Eu não podia ver sua expressão, mas era evidente que ela os estava analisando mais seriamente, parando por mais tempo em frente a alguns deles. Brinhilda observava atentamente, anotando os números das peças que Aurelia avaliava por mais tempo.
Enquanto isso, voltei a minha busca pelo pano da mamãe.
Após passar algum tempo andando com Aurelia, acabei sentada entre ela e Elvira quando a festa do chá finalmente começou. Eu tinha recebido uma missão secreta: ganhar a confiança de Aurelia para obter o máximo possível de informações sobre Ahrensbach. Era uma tarefa muito importante.
Tópicos sobre Ahrensbach… Por onde começar?
Tomei um gole de chá antes de me virar para Aurelia.
— Sabe, Aurelia… Tenho algumas perguntas sobre Ahrensbach. Você poderia me ajudar?
— Si-sim. É claro, desde que sejam perguntas que eu possa responder… — respondeu Aurelia, visivelmente tensa. Contudo, eu precisava avançar com minha missão.
— Quantos livros há nas bibliotecas de Ahrensbach?
— Li-Livros? Bibliotecas…? — repetiu Aurelia, sua voz falhando de surpresa. Enquanto isso, Elvira e Florencia abaixaram os olhos, claramente desaprovando minha escolha de pergunta.
— Sim, exatamente. Como um ducado maior, imagino que o castelo deva estar repleto de livros, não é?
— Minhas desculpas, mas eu não sei o número exato. Eu não visitava o castelo com muita frequência. Porém, lembro que a biblioteca da Academia Real tem muito mais livros.
Lembrei-me de que, apesar de ser sobrinha do arquiduque, Aurelia tinha sido maltratada como filha de uma terceira esposa. Fazia sentido que ela não visitasse o castelo regularmente.
— Nesse caso, você trouxe algum livro de Ahrensbach quando se mudou para cá? — perguntei ansiosa. — Tenho um carinho especial por histórias. Dunkelfelger possui muitos contos sobre cavaleiros fortes, mas e Ahrensbach? Se você souber de algum, eu adoraria ouvi-lo.
Aurelia inclinou a cabeça, pensativa. — Se está perguntando sobre histórias famosas de cavaleiros, os contos sobre a caça de feybeasts marítimos são bastante populares.
— Minha nossa! Existem contos assim em Ahrensbach? — exclamou Elvira, entrando na conversa. — Eu adoraria ouvir um.
— Este é muito conhecido, mas se você não se importar…
Aurelia começou a nos contar a história de um cavaleiro que derrotou um enorme feybeast do mar. Pode ser um conto comum em seu ducado natal, mas era uma narrativa tentadoramente única aqui em Ehrenfest. Philine, sentada atrás de mim, escrevia desesperadamente enquanto ouvia cada detalhe.
Durante o relato, Aurelia mencionou várias criaturas marinhas. Isso me fez pensar que talvez houvesse a possibilidade de conseguir algumas algas secas ou outros itens interessantes de Ahrensbach, contanto que eu me mantivesse em boas relações com ela. Minha empolgação disparou, apesar de ter sido completamente frustrada antes.
Peixe! Frutos do mar! Yahoo!
Minha mente começou a divagar com pensamentos de refeições deliciosas, e, antes que percebesse, o modelo complexo bordado no véu de Aurelia começou a se assemelhar a uma escola de peixes suculentos e apetitosos.
— Aprendi durante minhas aulas de geografia que Ahrensbach, ao contrário de Ehrenfest, faz fronteira com um oceano. Que tipos de criaturas marinhas podem ser capturadas lá? Elas são saborosas? São deliciosas? — perguntei, apertando minhas mãos e olhando para Aurelia com olhos esperançosos.
Ela tremia levemente, parecendo intimidada.
— Eu… acredito que a comida de Ehrenfest seja mais deliciosa — respondeu Aurelia, tremendo ligeiramente sob a intensidade do meu olhar. — Eu gosto da comida de Ahrensbach, pois é a comida da minha terra natal, mas…
— Aqui em Ehrenfest, comer peixe é um sonho irreal… — disse eu, expressando minha tristeza ao perceber que ela não tinha nada para mim. Aurelia também abaixou os ombros.
— Eu trouxe alguns em uma ferramenta mágica de Ahrensbach, mas eles não são comestíveis.
— Por que não?!
— Infelizmente, não há nada que eu possa fazer com eles — respondeu Aurelia.
Ela tinha planejado trazer refeições prontas para matar a saudade de casa, mas acabou recebendo apenas ingredientes crus. Como uma nobre superior, ela não cozinhava, deixando esse trabalho para seus chefs. Assim, não importava quão frescos fossem os ingredientes ou o quanto desejasse comê-los, ela não conseguia fazer nada com eles. Por enquanto, ela considerava a comida de Ehrenfest, especialmente a da propriedade de Karstedt, deliciosa e intrigante o suficiente para não precisar tocar no conteúdo de sua ferramenta mágica.
— Como o gasto de mana para usar a ferramenta mágica de parada de tempo é tão grande, estou pensando em descartar os peixes — disse Aurelia. — Não vou comê-los de qualquer maneira.
— Espere um momento. Por favor, reconsidere! Se você vai descartá-los, ao menos deixe que eu fique com eles.
— Senhora Rozemyne, pedir algo dessa forma é simplesmente vergonhoso — repreendeu Elvira, franzindo a testa. Ao lado dela, Brinhilda também demonstrava desaprovação. Contudo, disfarçar meus desejos não era uma opção. Se todos aqueles peixes valiosos fossem jogados fora, eu sentiria arrependimento suficiente para me atormentar mil vezes.
Peixe. Frutos do mar. Preciso comer. Quero muito comer. Aceito até peixe simples e grelhado. Só… por favor.
— Aurelia, eu farei com que meus chefs pessoais preparem os peixes. O sabor pode não ser exatamente como você se lembra, já que os temperos serão diferentes, mas certamente conseguiremos criar novos pratos — propus.
— Novos pratos…? — repetiu Aurelia, enquanto as sobrancelhas de Elvira se contraíam.
— Se um casal não respeitar as culturas um do outro, tudo desmoronará — argumentei. — É injusto que um enfrente dificuldades enquanto o outro vive livremente. Aurelia, é natural que você sinta saudades de sua terra natal. Nunca se esqueça das refeições com as quais cresceu. Contudo, se você só tem os ingredientes, por que não experimentá-los com os temperos de Ehrenfest? Isso também é diplomacia interducal.
Eu não era casada com Aurelia, e estava ciente de que estava basicamente dizendo bobagens. Contudo, o que importava era explorar a situação para garantir frutos do mar.
— Se a comida que você conhece se tornar popular em Ehrenfest, sua vida aqui não será mais confortável? — perguntei. — Certamente será. Se você me permitir, acredito que os chefs de Ehrenfest devem trabalhar com ingredientes de Ahrensbach para criar algo totalmente novo! Isso não apenas quebrará o gelo, mas o derreterá completamente. A inundação de nossa nova tendência se espalhará por todo o país! Aurelia, vamos dar as mãos e trabalhar juntas por um futuro melhor.
— Se você insiste…
Com persistência, consegui extrair uma promessa de Aurelia: ela não descartaria os peixes de sua ferramenta mágica. Apesar de ter garantido novos ingredientes, não consegui identificar qual pedaço de pano na parede era o da mamãe. Reduzi as opções para três candidatos, mas fiquei sem tempo.
No final, pedi que Brinhilda escolhesse o pano para minha roupa de inverno, com a condição de usarmos o modelo criado por Tuuli. Ela selecionou um tecido com um gradiente que ia do vermelho-escuro ao carmesim brilhante, coberto por flores de várias espessuras, provavelmente feitas por tingimento repetido.
Eu falhei. O poder do meu amor pela mãe simplesmente não foi suficiente.
Comentários do capítulo 426
Converse sobre este capítulo. Marque spoilers para proteger outros leitores.